13 de dezembro de 2014

17 de dezembro - Aniversário de Érico Veríssimo

     Autor da famosa trilogia "O Tempo e o Vento", Érico Lopes Veríssimo nasceu em 17 de dezembro de 1905 em Cruz Alta, RS, e faleceu em 28 de novembro de 1975 em Porto Alegre, RS. Foi um dos escritores brasileiros mais populares do século XX. É o maior ícone da história da cidade de Cruz Alta.
   
    Érico viveu sua infância e adolescência em Cruz Alta, onde estudou, trabalhou e empreendeu.
    Em 1931, já vivendo em Porto Alegre, casou-se com Mafalda Halfen Volp. O casal teve dois filhos: Clarissa e Luis Fernando Veríssimo. O casamento foi duradouro e Érico declarou que sem a paciência e o bom-senso de Mafalda a sua carreira de escritor teria sido impossível.
     Em 1932 ele escreveu uma coletânea de contos chamada "Fantoches", sua obra de estreia.
     O sucesso chegou em 1938 quando Érico publicou sua primeira obra de repercussão no Brasil e no exterior: Olhai os Lírios do Campo.
     Em 1947 ele começou a escrever sua obra-prima, a trilogia "O Tempo e o Vento". A ideia inicial do escritor era reunir duzentos anos (de 1745 a 1945) da história do Rio Grande do Sul em um único livro. Acabou escrevendo três volumes, que totalizaram mais de 2 mil páginas. O primeiro volume, O Continente, foi publicado em 1949 e marca o momento mais importante da carreira de Veríssimo. De O Continente saíram alguns personagens primordiais e bastante populares entre seus leitores, como Ana Terra e o Capitão Rodrigo Cambará.
     Festejado por diretores e roteiristas, Érico teve várias obras adaptadas para o cinema e a televisão.      Foram filmes, séries, seriados e novelas que levaram para o mundo a história do Rio Grande do Sul.
     Se ainda estivesse conosco, Érico Veríssimo estaria completando 109 anos.
     Para ler a biografia completa de Érico Veríssimo, clique aqui.